Lions Internacional tem uma grande marca .Ele promove um concurso de redação a nível internacional voltado exclusivamente para jovens com deficiência visual .
Criado para oferecer aos jovens com deficiência visual a oportunidade de expressar seus sentimentos sobre a paz, o Concurso Internacional de Redação é uma marca dos Lions clubes ao redor do mundo.
Os Leões trabalham com escolas locais e famílias da região para identificar jovens interessados em participar e que possam se beneficiar desse programa.O vencedor do grande prêmio recebe uma premiação e US$ 5.000.
Os estudantes com deficiência visual de 11, 12 ou 13 anos de idade completados até 15 de novembro se qualificam para participar.
Cada redação deve ser enviada junto com um formulário preenchido, cujo coordenador local irá orientar.
As redações não podem ter mais do que 500 palavras e devem ser redigidas em inglês, digitadas em preto e com espaçamento duplo.
No ano Leonistico 2023/2024, o tema da Redação foi “OUSE SONHAR”, onde estudantes com deficiência visual do mundo inteiro puderam expressar seu sentimento sobre a paz .
O grande vencedor da redação de 2023-2024, com a temática “Ouse sonhar” foi
Yetka Yağiz Demírtas, de 12 anos de idade , da Turquia e com o Patrocínio do Lions Clube de Intambul Altinepe .
Veja a redação traduzida para o Português.
“Hoje reuni toda a minha coragem para uma longa jornada: E abri as gavetas da minha mente.
Comecei pela gaveta de cima porque as coisas mais usadas estão sempre em cima. Vi assuntos do dia a dia lá: o que fazer, estudar, comer, escovar os dentes e muitas coisas parecidas. Mas estes não são os objetivos principais da minha descoberta. Então, fechei suavemente a primeira gaveta.
Foi a vez da segunda gaveta. Eu disse: "vamos encontrar desta vez". Residiam coisas ligeiramente diferentes. O que guardo como lembranças e itens simbólicos que me marcaram. Uma chave que meus pais me deram para abrir a porta. No entanto, nunca volto para casa sozinho. Então percebi que na verdade o objetivo era me dizer que esta é a minha casa e que faço parte dela. Então vi o caderno que meu pai me deu no meu nono aniversário. Na primeira página ele anotou:
"Meu filho, meu orgulho, meu querido... Acredito que você fará anotações em muitas páginas, como as deste caderno, e se tornará um cientista muito importante. Desejo-lhe boa sorte, eu te amo. Seu pai".
Como Yekta Yağiz, hoje com doze anos, entendo que meu pai me deu um presente muito valioso; sua confiança.
Com essa compreensão, passei para a terceira gaveta da minha mente. Desta vez abri com mais entusiasmo. E logo percebi que estava escuro como breu. Mas preto nem sempre significa escuridão. Olhei profundamente para o centro daquela escuridão. Lembrei-me de como todo mundo está constantemente me dizendo que “não consigo, cuidado, é difícil”. Então um brilho de esperança brilhando em meus olhos disse... "Não tenha medo, Yekta! Ouse sonhar!"
Ousei ver através do meu coração entre os “realmente cegos” que fecharam os olhos à esperança e à imaginação. Levantei minha cabeça para o céu e sonhei. Como disseram, eu não conseguia ver as cores, mas acrescentei mil cores ao arco-íris na minha imaginação. O branco nem sempre é brilhante e o preto nem sempre é assustador. Todos esses são equívocos acumulados nas gavetas de nossas mentes.
Eu não tinha uma quarta gaveta. Nem sempre conseguimos encontrar uma gaveta nova para recomeçar. Mas posso encher a gaveta preta vazia de sonhos. Isso é o que estou fazendo agora. O que fiz até agora e a minha autoconfiança provaram que estou no caminho certo.
Como desejo do meu pai, estou a caminho de me tornar um cientista. Isso pode ser considerado um sonho para uma pessoa com deficiência visual. Mas tenho coragem de fazer isso acontecer.
Hoje sou um bom nadador e um bom corredor. Só porque sonhei que teria sucesso. Agora é hora de continuar a “ousar sonhar”, sem deixar que ninguém me impeça. Minha jornada está cheia de esperança. E é ETERNO”.
“TRANSFORMANDO VIDAS”
O Presidente do Conselho de Governadores do DMLA, no AL 2024/2025, CC Raniery Carneiro, cujo Lema é transformar vidas , ressalta a importância desse concurso e pretende inovar no corrente ano, incentivando todos os Clubes dos sub distritos que integral o DM LA a patrocinarem o concurso onde o adolescente vencedor da etapa DMLA, será levado as expensas do múltiplo para receber seu prêmio da da etapa na cidade de São Luís .
Fonte: Lions internacional
Dê sua opinião: