O consumo de sálvia, uma planta com propriedades medicinais, pode trazer inúmeros benefícios à saúde.
Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, o consumo da erva pode ser através de chás, sucos detox, para temperar receitas, em cápsulas ou até óleos essenciais.
Os benefícios da sálvia© Fornecido por Catraca Livre
Quando usada em uma infusão, a sálvia pode fazer uma diferença importante no bem-estar geral. Abaixo, conheça seus principais benefícios.
Como o chá de sálvia ajuda a regular o açúcar no sangue?
Com a presença de ácido rosmarínico em sua composição, a sálvia pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Cientistas já apontaram que seus compostos auxiliam na melhora da sensibilidade à insulina, o que colabora com a utilização da glicose pelas células.
Consumir alimentos integrais e ricos em fibras, reduzir o estresse e praticar atividades físicas regularmente também ajudam no controle.
Além de regular o açúcar no sangue, veja outros benefícios da planta
- Favorece saúde digestiva: além de beneficiar o controle de açúcar no sangue, a planta ajuda no alívio de inchaço, gases, indigestão e azia. Isso porque seus compostos ajudam a estimular a produção de enzimas estomacais, facilitando a digestão dos alimentos.
- Propriedades anti-inflamatórias: a vitamina A, aliada às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da sálvia, age contra estresse oxidativo.
- Melhora a função cerebral: as mesmas propriedades também favorecem as funções cerebrais, ajudando a conservar a memória. Isso porque a sálvia inibe a enzima acetilcolinesterase (ACEH), que atua na degradação de um neurotransmissor crucial para a memória.
- Fortalece os ossos: rica em vitamina K, a sálvia pode ajudar no fortalecimento dos ossos, sendo capaz de prevenir doenças como a osteoporose.
- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas: os antioxidantes da sálvia ajudam a proteger os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
No entanto, o Ministério da Saúde adverte que não existem evidências científicas comprovadas de que a sálvia cure ou previna doenças. A planta sozinha não faz milagres e não deve substituir nenhum tratamento convencional.
Como fazer o chá de sálvia?
- Em uma panela, ferva a água;
- Em seguida, adicione algumas folhas de sálvia;
- Agora deixar em repouso por cerca de 5 a 10 minutos;
- Por fim, você pode coar e finalizar como preferir;
- A recomendação geral é tomar de uma a duas xícaras de chá por dia. Tenha moderação.
Contraindicações
Vale destacar que a sálvia não é recomendada para grávidas, já que pode ter propriedades abortivas, e nem para lactantes.
Além disso, o uso deve ser monitorado por um médico quando a pessoa faz uso de algum medicamento hipoglicemiante.
O consumo de sálvia em excesso pode causar alguns efeitos colaterais, como sensação de enjoo, calor e palpitações. Portanto, é preciso ter moderação. Em caso de dúvidas ou outras condições preexistentes, procure um profissional de saúde.
Fonte: MSN - Estilo de Vida - Catraca Livre
Dê sua opinião: