Folha do cajueiro: conheça 7 milagres desta planta para a saúde

Pouco conhecida e geralmente ignorada, a folha do cajueiro pode ser uma verdadeira aliada para a saúde.
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

A folha do cajueiro pode ser uma verdadeira aliada

A folha do cajueiro pode ser uma verdadeira aliada Foto: © Foto: Sophon Nawit / Shutterstock

Pouco conhecida e geralmente ignorada, a folha do cajueiro pode ser uma verdadeira aliada para a saúde. Rica em nutrientes e compostos naturais, ela traz propriedades que vão muito além do que se imagina: de ajudar no controle da glicose até o alívio de inflamações e feridas.

Com base nas informações do portal UOL, separamos alguns benefícios que podem fazer a diferença na sua saúde:

  1. Composição rica: Contém flavonoides, taninos e ácidos fenólicos, que proporcionam efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos.

  2. Sistema endócrino: Contribui no controle do diabetes, da pressão alta e dos níveis de colesterol, ajudando a manter o equilíbrio do organismo.

  3. Sistema imunológico: Combate inflamações relacionadas a doenças crônicas, como artrite e problemas cardíacos, fortalecendo as defesas naturais do corpo.

  4. Sistema digestivo: Atua contra infecções alimentares, aliviando diarréias e cólicas intestinais.

  5. Saúde bucal: Ajuda a combater gengivite, aftas e aliviar dores de dente. Usar uma infusão da folha como enxaguante bucal pode prevenir doenças nas gengivas.

  6. Saúde da pele: Auxilia na cicatrização de pequenos cortes e arranhões, prevenindo infecções e acelerando a regeneração dos tecidos quando aplicada na pele.

  7. Metabolismo da glicose: Ajuda a baixar o açúcar no sangue e melhora a resposta do corpo à insulina.

Além disso em 2021, um estudo da Universidade Estadual do Piauí confirmou seu potencial para tratar tendinites, baseado em práticas da medicina popular.

Vale mencionar que o uso excessivo da folha do cajueiro pode provocar prisão de ventre, irritação no estômago e atrapalhar a absorção de nutrientes. Gestantes, lactantes e pessoas em tratamento para pressão alta devem consultar um profissional antes de incluir na dieta.


Fonte: MSN - Estilo de Vida - Guia da Semana

Dê sua opinião: