Acompanhe

I Salão Nacional de Arte Santeira do Piauí inicia nesta quinta

Evento será na Central de Artesanato Mestre Dezinho
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

Salão de Arte Santeira inicia nesta quinta-feira

Salão de Arte Santeira inicia nesta quinta-feira Foto: Reprodução

Começa nesta quinta-feira, dia 18, e vai até o dia 6 de dezembro, Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina o I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí, que terá obras de oito mestres e/ou artesãos de outros estados e cidades como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Maranhão e Goiás. Ao mesmo tempo, será realizado também o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí, com obras de 14 mestres/artesões locais. Ambos os eventos são da organizados pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí – SECULT por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI.

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, promovendo também a oportunidade para conhecermos a cultura da santeira fora do estado, enriquecendo a exposição com a diversidade de características presentes nas peças.

Neste ano o salão terá como tema São Francisco, o inventor do presépio. De acordo com o superintende do artesanato Jordão Costa, o tema fez a união das duas características da arte santeira piauiense. “A primeira característica é que São Francisco é um dos santos mais reproduzidos pelos santeiros piauienses e a segunda é por ser o inventor do presépio e o salão acontecer durante a época natalina, um tempo de renovação da esperança e recomeço da cultura e artesanato do nosso estado”, completou.

O evento terá como homenageado o Mestre Araújo, uma figura importante no cenário do artesanato piauiense, que tem obras expostas em várias partes do mundo como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal. “Ele é um grande representante da arte santeira no Piauí, pela sua história, legado e pela forma da sua expressividade na sua arte”, declarou Jordão Costa.

Natural de Domingos Mourão (PI), começou a esculpir suas obras com 9 anos de idade, em sua cidade natal. Em seguida, seu tio Mestre Expedito, o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da igreja da Vermelha em Teresina. Atualmente, mestre Araújo mora em Pedro II,

O evento tem como objetivo a valorização da arte, da cultura, impulsionar a comercialização, a divulgação e visibilidade aos artesãos. As peças inscritas ficarão expostas para comercialização. Para fins de participação foi adotado as seguintes modalidades para a Salão Estadual: Esculturas em madeira, Entalhe em madeira e Artes visuais em superfícies planas com as premiações de 1° Lugar – 3.000,00; 2° Lugar – 2.000,00 e 3° Lugar – 1.500,00 e para o Salão Nacional foram adotas as categorias  escultura em madeira e entalhe em madeira que terá as premiações de 1° Lugar – 5.000,00; 2° Lugar – 3.000,00 e 3° Lugar – 2.000,00.

Durante a abertura do evento, que será às 18h, a SUDARPI fará a homenagem ao Roberto Broder, que foi um grande incentivador do artesanato piauiense. A SUPARDI também anunciará os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento, a Secretária de Estado da Educação – SEDUC e Coordenadoria de Comunicação Social – Ccom.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: