Acompanhe

Covid: Pacientes renais já estão imunizados com a segunda dose no Piauí

São 2.900 pacientes no Estado
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

Vacinação contra Covid

Vacinação contra Covid Foto: Divulgação/CCOM

Os pacientes renais crônicos do Piauí já foram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo dados da Associação de Pacientes Renais Crônicos do Piauí, são 2.900 pacientes no Estado. Aqueles que são transplantados renais já tomaram a primeira dose da vacina. A vacinação para pessoas que passam por tratamento de hemodiálise foi possível após a aprovação em Comissão Intergestora Bipartite(CIB).

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é sabido do risco a que esses pacientes são expostos tendo que ir às clínicas fazer as sessões de hemodiálise pelo menos três vezes por semana.

“Fizemos uma parceria com as secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo processo de vacinação, para que a aplicação das doses fosse feita nas clínicas de hemodiálise, onde cada paciente faz seu tratamento”, afirma Florentino.

A vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, Jocélia Ciríaco, explica que os pacientes que estão em programa de hemodiálise ou diálise peritoneal, já tomaram as duas doses.

“Apenas os transplantados renais tomaram a primeira dose e estão agendados para a segunda. A logística de vacinação dos pacientes foi bem eficiente. Aqueles que estão no interior do Estado, foram vacinados nas clinicas onde fazem hemodiálise. Os de Teresina, receberam a imunização no Lineu Araújo”, explica.

No Piauí, seis cidades contam com esse tipo de tratamento de terapia renal substitutiva em onze clínicas de hemodiálise, são elas; Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano.

Fonte: Ascom/Sesapi

Dê sua opinião: