Morre aos 81 anos "Chico Português", ex homem-forte da Secretaria de Fazenda do Piauí

Francisco Lucílio Dantas Avelino lutava contra um câncer de pulmão. Ele foi uns dos responsáveis pela criação da Conta Única do Estado
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

"Chico Português" deixa 12 filhos e muito amigos Foto: Foto: Álbum da família

Morre na madrugada desta terça-feira (03.09), em Uruçuí, no Sul do Piauí, o fiscal aposentado da Secretaria de Fazenda do Estado - SEFAZ/PI, Francisco Lucílio Dantas Avelino, mais conhecido como "Chico Português". Tabagista inveterado, ele tinha 81 anos e lutava contra um câncer de pulmão.

"Chico Português" foi um dos homens mais poderosos da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí. Durante o governo de Lucídio Portela, entre 1979 e 1983, comandava parte importante do Fisco estadual e foi um dos responsáveis pelo projeto embrião de criação da conta única do estado.

Por seu trabalho na Secretaria de Fazenda, Francisco Lucílio Dantas Avelino recebeu várias homenagens. Era uma espécie de braço direito de vários secretários que comandaram a SEFAZ/PI. Era muito conhecido e respeitado pelos colegas.

Mas por trás do homem poderoso tinha outro; "Chico Português" era um boêmio e seresteiro. Gostava de uma boa música e violão numa roda de amigos. Simpático e bom de papo, tinha muitos amigos. Casou-se duas vezes, mas teve pelo menos outros três relacionamentos. Ele deixa 12 filhos, entre eles a também fazendária Cláudia Dantas Avelino.

De acordo com informações da família, "Chico Português" tinha um câncer de pulmão, mas se negava a fazer tratamento. A doença se agravou nos últimos dias e o levou à morte. O velório é na residência atual dele e sepultamento será no final da tarde em Uruçuí.

Fonte: Piauí Hoje

Dê sua opinião: