Acompanhe

Teresina registra redução de 18% nos óbitos por Covid na última semana

Capital não teve óbitos nas últimas 24h
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

Profissional de saúde em UTI

Profissional de saúde em UTI Foto: Divulgação/CCOM

Dados do Comitê de Ações Emergenciais (COE) da FMS Teresina apontam uma redução de 18% nos óbitos por síndrome respiratória grave (Covid), na 29ª Semana Epidemiológica, de 18 a 24/07. Nas últimas 24 horas, Teresina não registrou nenhum óbito por Covid-19, conforme dados do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).

Na última semana, os índices apontam queda de 0,6% dos casos confirmados de Covid-19 e de 0,4% nas solicitações do exame RT-PCR para confirmação da Covid-19. Estão em estabilidade os casos de síndromes gripais e os casos de positividade por meio do exame RT-PCR (que detecta a Covid).

Está em queda também de 0,5% os casos de síndrome gripal e o R0 persistente abaixo de 1 (índice de transmissibilidade) o que significa que também está em queda o potencial de contaminação de Covid-19 em Teresina.

O médico infectologista do Comitê de Operações Emergencias (COE) da FMS, Walfrido Salmito, explica que a situação melhorou consideravelmente.

“Teve redução na quantidade de casos e no número de óbitos que foi de aproximadamente 18%. São índices que nos dão esperança de mais redução com o passar do tempo e o avançar da vacinação”, diz.

O infectologista alerta que a Covid-19 é uma doença até de certo ponto imprevisível e por isso as regras para evitar a contaminação pelo vírus devem ser mantidas mesmo para quem está vacinado. O distanciamento social, uso de máscara facial e higiene das mãos precisa ser mantido pela população, diz Salmito.

Fonte: Ascom/FMS

Dê sua opinião: