Acompanhe

'Capitão Kirk': William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

Foi 2º voo tripulado da Blue Origin
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

William Shautner desembarca após viagem no espaço

William Shautner desembarca após viagem no espaço Foto: Reprodução

William Shatner, o eterno ‘Capitão Kirk’ da série "Jornada nas estrelas" (Star Trek), acabou de viajar ao espaço em nave do bilionário Jeff Bezos, a New Shepard, nesta quarta-feira (13). A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília) e teve duração de 10 minutos.

Com o voo desta quarta, Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha no espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da viagem de Bezos.

Este foi 2º voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial, que, em julho, enviou Bezos e outras três pessoas ao espaço. Ao lado do ‘Capitão Kirk’, viajam mais três pessoas.

Os tripulantes experimentaram 4 minutos de gravidade zero e tiveram uma vista privilegiada da Terra.

Ao descer da cápsula, Shatner começou a relatar a sua experiência para Bezos: "Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e do que a vida", disse. "O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência".

Como foi o voo
Os tripulantes fizeram um novo voo suborbital, como o que Bezos fez. Esse tipo de voo é diferente do realizado pela SpaceX, que manteve turistas na órbita terrestre por três dias.
A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas Nasa e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km.

Depois do lançamento, o foguete se separou da cápsula, onde ficaram os passageiros, e retornou ao solo de forma autônoma. A cápsula também não precisa de piloto e termina o voo com ajuda de paraquedas.

Os passageiros tiveram a sensação de gravidade zero durante 4 minutos. Durante a viagem, eles poderão contemplar a curvatura da Terra.
A cápsula reutilizável New Shepard foi batizada em homenagem a Alan Shepard, primeiro norte-americano a chegar ao espaço, em 1961.

Fonte: globo.com

Dê sua opinião: