Acompanhe

Coreia do Sul lança seu primeiro míssil balístico de um submarino

Lançamento foi nesta quarta-feira
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

Submarino lançou míssil balístico

Submarino lançou míssil balístico Foto: Reprodução

A Coreia do Sul lançou com sucesso nesta quarta-feira (15) um míssil balístico a partir de um submarino, o que a transforma no sétimo país do mundo a possuir esta tecnologia avançada e provoca perguntas sobre uma corrida armamentista na região.

Supervisionado pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, o teste aconteceu poucas horas depois de a vizinha Coreia do Norte, que possui armamento nuclear, lançar dois mísseis balísticos no mar, conforme o Exército da Coreia do Sul.

Seul avançou em sua capacidade militar para contra-atacar a ameaça representada pela vizinha do Norte, que está sob sanções internacionais por seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

O míssil sul-coreano foi lançado do novo submarino Ahn Chang-ho e percorreu a distância esperada até atingir o alvo, informou o governo.

autossuficiente e o estabelecimento da paz na península coreana", completou o Executivo de Seul.

Todos os países com capacidade para lançar mísseis balísticos de um submarino têm armas nucleares.

Algumas horas antes do anúncio de Seul, a Coreia do Norte lançou "dois mísseis balísticos de curto alcance", da costa da província de Pyongan para o mar, informa um comunicado divulgado pelo Exército da Coreia do Sul.

Os mísseis percorreram quase 800 quilômetros e alcançaram altitude máxima de 60 quilômetros.

O novo lançamento coincide com a chegada a Seul do ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, aliado diplomático chave e principal apoio comercial e humanitário da Coreia do Norte.

Ao falar com a imprensa antes do anúncio do teste, o ministro Wang Yi desejou que todos os países ajudem a obter "paz e estabilidade na península da Coreia", afirmou a agência de notícias sul-coreana Yonhap

Fonte: r7.com

Dê sua opinião: