Acompanhe

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, completa viagem ao espaço

Bilionário é dono da Amazon
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

O bilionário Jeff Bezos em voo a bordo do foguete New Shepard

O bilionário Jeff Bezos em voo a bordo do foguete New Shepard Foto: Reuters

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.

Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.

O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

Fizeram parte da viagem, além dele:
seu irmão, Mark Bezos;
a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço;
e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso.

cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

O voo durou 10 minutos e 22 segundos, tempo entre a decolagem e o pouso.

Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. Contudo, a Nasa, e o Exército dos EUA consideram que a barreira espacial é alcançada acima de 80 km.

O "passeio" de Bezos com a cápsula New Shepard aconteceu uma semana depois de outro bilionário realizar uma viagem parecida. Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez seu primeiro voo no último dia 11. Ambos pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

A data definida, 20 de julho, é simbólica: 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.

Ao pousar, Jeff Bezos disse que foi "o melhor dia" da sua vida. Veja o momento que o bilionário saiu da cápsula:

Quem é quem no voo
Jeff Bezos, 57 anos, bilionário fundador da Amazon
Sua fortuna é estimada em US$ 202,7 bilhões pela Forbes, o que o faz ser o mais rico do mundo, à frente de Elon Musk, outro que está investindo no espaço.
Bezos acabou de deixar o comando da Amazon, que fundou em 1994. Ele continua na empresa como presidente-executivo do conselho. A mudança foi anunciada em fevereiro. Em junho, ele divulgou que faria seu primeiro voo com a Blue Origin, quando também disse que estaria acompanhado de seu irmão, Mark.
A Blue Origin foi fundada por Bezos em 2000 e tem apostado em aeronaves sem piloto e copiloto.
Bezos também é dono do jornal "The Washington Post" e outros negócios e entidades filantrópicas.

Mark Bezos,51 anos, irmão de Jeff
Bezos mostrou em um vídeo o momento em que convidou o irmão mais novo para acompanhá-lo no voo inaugural da Blue Origin. "Você está falando sério?", perguntou Mark, se mostrando surpreso. "Sim. Acho que será significativo ter meu irmão lá", respondeu o bilionário.
Formado em publicidade, Mark também é empresário, tem uma companhia de fundos investimento e é bombeiro voluntário no condado de Westchester, no estado de Nova York.
Ele também possui ações da Amazon que valem milhões.
Mark descreve Jeff como seu melhor amigo.

Wally Funk, 82 anos, piloto de avião pioneira no setor aeroespacial
Mary Wallace "Wally" Funk é outra "convidada de honra" de Bezos para a viagem. Ela se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço.
Piloto e ex-instrutora de voo, ela foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.
Também esteve entre as mulheres que passaram pelo treinamento de astronautas da Nasa nos anos 1960, mas que não foram ao espaço e não chegaram a integrar a equipe da agência por causa de seu sexo. Por isso, esta viagem é a realização de um sonho guardado por 60 anos.
Ela acumulou 19,6 mil horas de voo — e ensinou cerca de 3 mil outras pessoas a voar. Mas não terá essa função na viagem, já que a New Shepard foi projetada para funcionar sem piloto. Conheça mais da história de Wally Funk.

Oliver Daemen, 18 anos, holandês, será o mais jovem no espaço
Estar no lugar certo, na hora certa - e com o dinheiro certo valeu para Daemen. O holandês será a primeira pessoa a ir ao espaço tendo pago pela viagem.
A quantia, paga pelo pai dele, nunca foi revelada.
Daemen também se tornará o mais jovem a fazer o "passeio".
Mas o lugar na cápsula não era dele. O jovem está ocupando a vaga de uma pessoa que pagou US$ 28 milhões e venceu o leilão pela "passagem", em junho, mas desistiu de ir nesta primeira empreitada da Blue Origin. Ela continua anônima e diz que deverá embarcar em algum dos próximos voos da empresa.
Daemen busca obter seu brevê de piloto e deve ir à Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e administração de inovação em setembro.
Ele é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, de acordo com informações da agência Reuters.

Fonte: globo.com

Dê sua opinião: