Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Doses serão entregues à Fiocruz
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram

Avião desembarcacou em São Paulo

Avião desembarcacou em São Paulo Foto: Reprodução

Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (23). A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro, onde as doses serão entregues à Fiocruz.

Na Fiocruz, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros 3,4 milhões de doses da CoronaVac esta semana.

A expectativa inicial era a de fazer oito remessas diárias de 426 mil. Entretanto, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto, já nesta terça serão entregues 1,2 milhão de doses.

No sábado, há a previsão de entrega de mais dois lotes do IFA (ingrediente farmacêutico ativo). Com isso, a expectativa é que a Fiocruz produza mais 2 milhões de doses.

Distribuição de vacinas no RJ
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 173.500 vacinas para 88 municípios. Elas estavam em estoque, reservadas para a segunda dose dos imunizantes.

O governo também entregou um lote pequeno, de 20 mil vacinas, de uma reserva técnica para a aplicação da primeira dose.


Fonte: globo.com

Dê sua opinião: