O presidente Lula, de 79 anos, passou nesta quinta-feira (12) por procedimento cirúrgico na cabeça. Ele foi submetido a um cateterismo para bloquear a circulação sanguínea de uma artéria na área do coágulo que estava no cérebro. Segundo o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, tudo correu bem e a operação durou cerca de 60 minutos.
O presidente agora volta para UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde terça-feira (10). O procedimento chamado de embolização foi conduzido pelo radiologista vascular José Guilherme Caldas. A embolização é uma medida em que, propositadamente, é introduzida uma substância em vaso sanguíneo, com o objetivo de ocluí-lo, para tratamento de tumor ou de hemorragia.
“Procedimento acabou de terminar. Começou às 7h15 da manhã. Foi com sucesso, conseguimos embolizar aquela artéria. Presidente está acordado, conversando”, disse Kalil Filho. A equipe médica do presidente se reúne com jornalistas às 10h para dar detalhes sobre o estado de saúde do presidente.
O procedimento foi realizado pelo radiologista vascular José Guilherme Caldas. Lula deve ficar no hospital mais alguns dias e voltar a Brasília na semana de 16 de dezembro, sem data confirmada.
Da Redação
Dê sua opinião: